CARTÃO DE CRÉDITO: ALIADO OU INIMIGO?

O Cartão de crédito é uma ferramenta que oferece praticidade, prazo de pagamento e mais uma infinidade de vantagens. Acontece que ela também oferece uma série de problemas para quem utiliza de forma incorreta.

Isso porque, o cartão de crédito pode se tornar uma verdadeira bola de neve e fazer com que você acumule dívidas com os juros mais agressivos do mercado.

Vamos mostrar a você como usar o cartão de crédito de forma mais interessante e inteligente, evitando dificuldades e problemas  que, apesar de não serem exatamente o motivo pelo qual os cartões de crédito existem, são praticamente inerentes ao seu uso.

 Qual é a verdadeira função do cartão de crédito? Qual a forma errada de usar?

É importante entender que a verdadeira função do cartão de crédito envolve facilidade de pagamentos, especialmente quando falamos de aplicativos e outras questões. Você pode, por exemplo, fazer assinaturas e pagar por viagens e por comida, tudo usando seu cartão de crédito, o que facilita muito a sua vida!

Outra forma interessante de usar o cartão de crédito é para fazer compras parceladas em empresas que geralmente não fazem parcelamento, pagando uma taxa de juros. Essa taxa não é exatamente a melhor taxa do mercado, mas sem dúvida alguma, é uma boa taxa.

O que não pode acontecer, e é um tremendo problema para qualquer pessoa interessada em manter uma boa saúde financeira e, é utilizar o cartão de crédito como se fosse uma renda extra.

Isso porque, eventualmente, você vai ter que pagar a fatura, e se você gastou mais do que tem capacidade pagar, você vai gerar uma das piores dívidas possíveis. Sim, caso você não saiba, a dívida do cartão de crédito é, sem dúvida alguma, uma das piores dívidas possíveis de se obter. Uma das taxas mais agressivas de juros, e poucas opções de parcelamento de dívidas, o cartão de crédito não é o tipo de linha de crédito que você deixa em débito. Ela só não é pior do que o cheque especial nesse sentido.

Essa é sem dúvida alguma, a pior forma possível de utilizar o seu cartão de crédito.

 Gastei demais no cartão de crédito : o que fazer?

Se você cometeu esse erro e agora precisa resolvê-lo, existem uma série de questões que podem te ajudar a começar a resolver essa questão:

Dependendo da sua situação financeira e do tipo de uso que você faz para o cartão de crédito, o ideal pode ser fazer um empréstimo para pagar o cartão à vista e então ir pagando as prestações do empréstimo e, obviamente, diminuir a quantidade de gastos no cartão.

Essa é, obviamente, uma opção que muitos consideram quase exagerada, mas se você observar as possibilidades e, comparar o CET (custo efetivo da transação) entre um

empréstimo pessoal em um banco e a renegociação de uma fatura de cartão de crédito, você vai perceber que o empréstimo possui sim melhores vantagens e mais facilidades para você.

Agora, se você não possui crédito pessoal disponível em um banco, não é recomendável que você utilize o crédito pessoal de uma financeira para cobrir o cartão de crédito.

Isso porque, comparando, pelo menos na maioria das vezes, as taxas do cartão de crédito e as taxas do empréstimo pessoal em uma financeira, as taxas da financeira acabam sendo um pouco piores para você.

Finalmente, se você se ver sem opção a respeito de formas de empréstimo interessantes para quitar o cartão de crédito à vista, vai sobrar apenas a possibilidade de parcelar a fatura em questão.
O parcelamento vai incorrer em taxas de juros e similares, mas dentro disso ainda é uma melhor opção do que deixar o cartão de crédito como ele está.

Enquanto você estiver no processo de recuperação de crédito com o cartão de crédito parcelado ou ainda com o empréstimo, o ideal é que você não faça nenhuma dívida adicional.

Curtiu esse conteúdo? Esperamos sinceramente que você tenha gostado e que esse conteúdo tenha te ajudado a decidir quais são as melhores formas de resolver a sua dificuldade financeira neste momento, ou ainda, evitar que o seu cartão de crédito se torne um verdadeiro pesadelo na sua vida. Até a próxima pessoal.

 

Deixe um comentário Cancelar resposta